Caraterização de um sistema de triagem universal de alunos em risco: um estudo longitudinal em salas inclusivas
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Informação adicional documento
Ver Todos
Visão geral
resumo
Nesta comunicação pretendemos caracterizar o Projeto designado de "Monitorização com base no currículo na leitura: um estudo longitudinal sobre alunos em risco" que decorre entre maio de 2017 e dezembro de 2021. Este projeto, numa perspetiva longitudinal, tem como finalidade testar um sistema escolar para monitorizar longitudinalmente a aprendizagem da leitura de uma população de crianças desde o último ano da educação pré-escolar até ao final do 4o ano de escolaridade, no concelho de Bragança-Portugal.
Nesta comunicação pretendemos caracterizar o Projeto designado de "Monitorização com base no currículo na leitura: um estudo longitudinal sobre alunos em risco" que decorre entre maio de 2017 e dezembro de 2021. Este projeto, numa perspetiva longitudinal, tem como finalidade testar um sistema escolar para monitorizar o desenvolvimento da leitura de uma população de crianças desde o último ano da educação pré-escolar até ao final do 4o ano de escolaridade, no concelho de Bragança- Portugal. Assim, caracteriza-se a racionalidade do projeto e a componente teórica e metodológica que tem vindo a ser utilizada. Por fim, indica-se o impacto social do estudo, referindo-se nomeadamente de que forma este contribui para que se conheçam trajetórias de aprendizagem da leitura na população e nos estudantes em risco de dificuldades de aprendizagem específicas e, paralelamente, se identifique e caracterize precocemente os alunos em risco no contexto de uma educação inclusiva preconizada pelo Decreto-lei 54/2018.
Vaz, Paula Marisa Fortunato; Martins, Ana (2020). Caraterização de um sistema de triagem universal de alunos em risco: um estudo longitudinal em salas inclusivas. In Luzia Lima-Rodrigues; David Rodrigues; Margarida Loureiro (Eds.) VI Congresso Internacional da Pró-inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial - “Educação Inclusiva: Olhares pelo Caminho”: Livro de Atas. Santarém: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial. p. 119- 129. ISBN 978-989-97306-3-2