Este estudo tem como objectivos conhecer o perfil do consumidor dos enchidos
DOP/IGP/ETG da Região de Trás-os-Montes e descrever os seus hábitos de compra e
consumo. Os dados foram recolhidos através de um questionário que foi aplicado,
directamente, à população do Concelho de Bragança, durante os meses de Junho e Julho
de 2011. Neste estudo participam 376 indivíduos (43,4% do género masculino e 56,6%
do género feminino) com uma média de 38,9 anos de idade (DP±16). Do total de
respondentes, 53,5% são profissionalmente activo, 55,8% possuem até 12 anos de
escolaridade e 51,6% residem na cidade de Bragança. A maioria dos inquiridos (58,8%)
é consumidora de enchidos. Destes, mais de 80% afirma consumir enchidos da Região
de Trás-os-Montes mas apenas 32% consome produtos DOP/IGP/ETG. Os produtos
mais consumidos são as Alheiras de Mirandela (50%) e de Vinhais (45%), a Chouriça
de Carne e o Salpicão de Vinhais (ambos com 41,3%).
Este estudo tem como objectivos conhecer o perfil do consumidor dos enchidos DOP/IGP (Denominação de Origem Protegida/Indicação Geográfica Protegida) da Região de Trás-os-Montes e descrever os seus hábitos de compra e consumo. Para atingir os objectivos foi levado a cabo um estudo descritivo e transversal que teve como base a construção de um questionário, que foi posteriormente aplicado a 379 indivíduos da população do Concelho de Bragança, durante os meses de Junho e Julho, do ano de 2011. Através de uma análise descritiva dos resultados faz-se a caracterização da amostra e descrevem-se os hábitos de consumo e compra dos Produtos DOP/IGP da Região de Trás-os-Montes.