A avaliação de empresas é feita através de diversos métodos e modelos quantitativos que assentam em diversos pressupostos. Desta forma, a avaliação de empresas tem sido amplamente estudada a fim de proporcionar aos gestores e a todos os stackeholders uma visão mais clara e aprofundada sobre o valor da empresa bem como a maximização deste mesmo valor.
Para obter um valor justo que reflita os retornos esperados com base em previsões, existem vários métodos. Cada método segue suas próprias premissas e metodologias, com o objetivo de encontrar o valor da empresa. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um método que permita a avaliação de empresas, de acordo com o respetivo setor de atividade, de maneira simples e rápida, através do uso de múltiplos. Os dados utilizados foram retirados do website do Banco de Portugal, dos quadros do setor, para os anos de 2013 a 2017.
Após a aplicação dos métodos para as divisões de cada secção foi utilizada a média móvel dos valores finais, encontrando assim um valor para cada um, sendo esses valores o ponto de partida deste estudo. A metodologia aplicada é de natureza quantitativa e incide sobre uma análise descritiva e inferencial. Considerando os métodos estudados na revisão de literatura foram escolhidos os métodos de avaliação do Market Value Added e do Free Cash Flow bem como os múltiplos Price to Sales, Price Earnings Ratio e Price to Cash Earnings, uma vez que se ajustavam à tipologia do estudo. Os resultados obtidos responderam de forma positiva ao objetivo do estudo.