Objetivos de desenvolvimento do milénio: a agenda política, a informação e a implicação de alunos da licenciatura em Educação Social
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resumo
Com este trabalho pretendemos dar visibilidade a uma preocupação relativa à ligação entre a agenda política no âmbito dos direitos humanos e as problemáticas sociais e educativas trabalhadas na formação de educadores sociais. Os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) consubstanciam a tomada de consciência de que a viragem de milénio poderia ter sido um marco simbólico na compreensão do que ainda havia por fazer no combate à pobreza e na necessária concertação entre países desenvolvidos e países em desenvolvimento no combate às desigualdades sociais. A partir destes pressupostos, foi proposto a uma turma do 3º ano de educação social, na unidade curricular de Educação de Adultos, que planificassem uma sessão destinada aos colegas em que a temática central seria um dos ODM, o que garantiu que todos os ODM fossem analisados e debatidos em sala de aula. No final do semestre os alunos preencheram um questionário que pretendia averiguar como haviam tido contacto com informação sobre os ODM, se os consideravam (ou não) relevantes e, por fim, que identificassem, num conjunto de áreas consideradas transversais, quais as que identificavam como relevantes para a formação de um aluno do Ensino Superior e, especificamente, para a formação de educadores sociais.