O desenvolvimento de competências de comunicação em
ambientes de saúde é de importância crucial por várias razões,
impactando diretamente a qualidade do atendimento ao paciente,
a eficiência dos serviços de saúde e a satisfação tanto dos
profissionais quanto dos pacientes e suas famílias.
Destacam-se como pontos-chave: Melhoria da Qualidade
do Atendimento ao Paciente, a Comunicação eficaz entre profissionais
de saúde e pacientes é essencial para o diagnóstico
correto e a administração apropriada dos tratamentos (Brighton
et al., 2018); Envolvimento do Paciente, quando os pacientes
são bem informados e sentem que estão a ser ouvidos eles tendem
a envolver-se mais ativamente no seu próprio cuidado. Isto
inclui seguir regimes de tratamento e tomar decisões informadas,
o que pode levar a melhores resultados de saúde (Brighton
et al., 2018); Satisfação do Paciente, a habilidade dos profissionais
de saúde em comunicar de maneira empática e eficaz
aumenta significativamente a satisfação do paciente (Moore et
al., 2018).