(Ciber)Bullying: revisão sistemática da literatura
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Informação adicional documento
Ver Todos
Visão geral
resumo
A sociedade oferece-nos um mundo de benefícios e outros tantos malefícios. Um desses malefícios é o bullying, que corresponde ao ato de usar a força física, ameaçar ou coagir para abusar, intimidar ou subjugar de forma agressiva outras pessoas reiteradamente, em especial crianças ou adolescentes. Para além dos tipos de bullying (físico, verbal e relacional), podemos incluir, nestas duas últimas décadas, o cyberbulling, uma vez que a Internet está recheada de condutas e conteúdos ilícitos, nocivos e, muitos deles, falsos. O envio de mensagens de correio eletrónico e as redes sociais favoreceram a proliferação deste tipo de conteúdos. Estudar o fenómeno do bullying, e em particular do cyberbullying, é crucial face à sua relevância e complexidade na sociedade atual, pelo que se considera importante investigar medidas e incentivos, projetos e iniciativas, e outros contributos para a sensibilização e educação para a minimização deste problema social. Por conseguinte, metodologicamente, este trabalho correspondeu a uma revisão sistemática da literatura de artigos científicos, dissertações e teses armazenadas nas principais bases bibliométricas (Web of Science e Scopus), que se resumiu nas seguintes etapas: (i) formulação da questão; (ii) localização dos estudos nas bases bibliométricas; (iii) avaliação e seleção dos estudos, (iv) análise e síntese; e (v) relato sobre os resultados. Por conseguinte, esperamos que este estudo possa responder de forma clara à seguinte questão de investigação: que medidas têm vindo a ser utilizadas nos últimos 5 anos para reduzir a prática do bullying e do cyberbullying? Os resultados sugerem a carência de formação específica para as comunidades educativas (alunos, professores e encarregados de educação) que forneçam estratégias de interação e de utilização responsável da Internet. Para além deste aspeto, estes resultados apontam para a necessidade do controlo da família no uso das redes sociais pelas crianças e adolescentes. Com o espírito de que a melhor maneira de se viver em segurança é nunca nos sentirmos completamente seguros, podemos desde já adiantar alguns dos principais aspetos identificados nos 231 documentos bibliométricos da Web of Science e Scopus e 31 registos identificados noutras fontes relevantes: (i) Ao nível do bullying (o problema deve ser uma preocupação de todas as instituições, particularmente as escolas; a formação de pais e profissionais de educação é fundamental para se prevenir e detetar o fenómeno; não basta tomar conhecimento e criticar, é necessário atuar ativamente, apostando na prevenção primária; entre outros) e (ii) Ao nível do cyberbullying (os benefícios do uso da Internet superam os seus riscos; a atitude de proibir o seu uso não será certamente a solução; o futuro da Internet depende do que fizermos dela hoje; entre outros).