Determinantes da procura de explicações no secundário: o caso da Região Autónoma da Madeira
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As políticas organizacionais da escola relacionadas com a prática social e educacional - explicações - podem contrariar a ideia fatalista da incapacidade da escola pública poder proporcionar sucesso educativo aos seus alunos. Este estudo de investigação pretende analisar e identificar factores determinantes da procura de explicações no secundário na Região Autónoma da Madeira e apoia-se em dados primários obtidos através da aplicação de um questionário ao universo de alunos que frequentaram no ano lectivo 2009-2010 o 12º ano de escolaridade. Foram obtidos 772 questionários devidamente preenchidos.
Os resultados deste estudo indicam que, durante o ensino secundário, um número significativo de estudantes frequentou explicações sobretudo no último ano (49,3%). A Matemática foi a disciplina que fez com que a maioria dos estudantes procurasse este mercado paralelo (90,1%); do total cerca de 58% investiram 4 a 6 horas do seu tempo em explicações, chegando a gastar até 70 euros por mês (67,6%). Através da estimação de um modelo de regressão logística binária foram identificados como determinantes da procura de explicações no 12º ano de escolaridade, o já ter frequentado explicações em anos anteriores, designadamente, no 10º e 11º ano, o desejo do inquirido querer dar continuidade aos seus estudos após terminar o secundário, o pai possuir diploma do ensino superior e, por fim, o facto do inquirido frequentar a área das Ciências e Tecnologias no secundário