Como os adultos idosos usam o Facebook para literacia digital e aprendizagem ao longo da vida: um estudo de caso de aprendizagem intergeracional
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Informação adicional documento
Ver Todos
Visão geral
resumo
As TIC representam um papel importante na nossa sociedade e a literacia digital é uma
competência fundamental no século XXI. No entanto, muitos adultos idosos nunca usaram a
Internet devido à falta de qualificações para utilizar as novas tecnologias, ou seja, devido à
iliteracia digital e mediática. A motivação de um grupo de adultos idosos para a utilização de
redes sociais determinou a realização deste estudo que visou a promoção da literacia digital e da aprendizagem ao longo da vida por meio da aprendizagem intergeracional e de redes
sociais; visou, ainda, identificar formas de concretizar a aprendizagem intergeracional para a literacia digital. Neste artigo apresentam-se as descobertas mais significativas resultantes do estudo de um caso de um grupo de adultos idosos que melhoraram as suas competências digitais e aumentaram o seu interesse pela aprendizagem permanente e ao longo da vida, através da aprendizagem intergeracional com utilização de redes sociais.