Este estudo tem como objetivos conhecer o perfil do consumidor de queijos DOP
(Denominação de Origem Protegida) da Região de Trás-os-Montes; descrever os seus
hábitos de compra; e, descrever os hábitos de consumo de queijo. Para isso, foi
conduzido um estudo quantitativo, descritivo, observacional e transversal. O
questionário foi administrado, diretamente, a 400 indivíduos do concelho de Bragança,
durante os meses de maio e junho de 2012. Dos 311 inquiridos (77,7%) que consomem
queijos, 31,5% apenas consome queijos nacionais e 2,3% apenas consome queijos
estrangeiros, sendo que a maioria (66,2%) consome queijos de ambas as origens. Um
total de 67,8% confirmou o consumo de queijos da Região de Trás-os-Montes e de
queijos DOP. O queijo é, essencialmente, consumido como lanche (71,1%), como
entrada (65,6%), como sobremesa (49,8%) e como pequeno-almoço (45,7%); em
“natureza” (64,3%) mas também com acompanhamento de marmelada ou doce (52,4%).
O Queijo de Cabra Transmontano e o Queijo Terrincho são conhecidos por serem
produtos DOP transmontanos por 58,2 e 52,7%, respetivamente. Do total de inquiridos,
apenas 163 consomem queijos DOP Transmontanos. Para estes consumidores, o critério
que está na base da seleção do local de compra é, sobretudo, a confiança (46,0%). O
estabelecimento preferido para fazer a compra é o hipermercado (52,8%). Os principais
critérios de seleção dos queijos são a qualidade reconhecida (40,5%) e a marca (34,4%)
A forma de apresentação preferida são as porções cortadas no local da compra (38,0%).
Finalmente, dos 310 inquiridos que consomem este tipo de produto, 55,2% está disposto
a pagar mais 5,6 euros, em média, por um queijo DOP.