Competências Empreendedoras dos Estudantes de uma Escola Superior Agrária do Norte de Portugal uri icon

resumo

  • Do ponto de vista económico, um empreendedor é um indivíduo que está motivado para ser inovador, é agente de mudança e de criação de riqueza, acrescentando valor aos recursos e a outros ativos, sendo, normalmente, encarado como uma pessoa que sabe identificar oportunidades de negócios e nichos do mercado. Este estudo é do tipo cross-section e teve como objetivo identificar fatores diferenciadores do potencial empreendedor em 50 estudantes de uma escola superior da área das ciências agrárias, localizada no Norte de Portugal. Para a recolha de dados foi utilizada a escala Entrepreneurial Potential Indicator. A maioria dos alunos era do género feminino (78 %); tinha 22 ou mais anos (56 %), estudava em regime ordinário (84 %); era proveniente da região Norte de Portugal (84 %), vivia em meio urbano (52 %) e frequentava o 1º ciclo de estudos (82 %). Mais de metade dos inquiridos apresentou competências empreendedoras (66 %). Os fatores, de capital humano, considerados, nomeadamente, o regime de frequência, ano e ciclo de estudos, mostram não estar associados ao potencial empreendedor. O mesmo resultado foi obtido tendo em conta os fatores sociodemográficos. Contudo, os resultados revelaram a existência de uma relação de causa e efeito entre as características “Propensão ao risco” e “Autocontrolo” e o potencial empreendedor. Todas as dimensões consideradas, designadamente, Autoconfiança, Necessidade de realização, Autocontrolo, Tolerância à incerteza, Propensão ao risco e Inovação, mostraram estar positiva e fortemente correlacionadas com o potencial empreendedor, embora, se tenham destacado como determinantes, o Autocontrolo e a Propensão ao risco, caraterísticas que explicam em 92,9 % do potencial empreendedor dos estudantes. Esta situação poderá ser melhorada através de ações de formação que permitam desenvolver competências ao nível do planeamento e da tomada de decisão no sentido de facilitar a elaboração de planos de ação e a tomada de decisão racional, e, consequentemente, promover a procura de atividades novas ou novas formas de desenvolver as já existentes.

data de publicação

  • janeiro 1, 2017