Impacto do Processo de Planeamento Estratégico na Eficácia Organizacional do Ensino Superior Agrário Português Artigo de Conferência Capítulo de livro uri icon

resumo

  • O estudo do impacto do processo de planeamento estratégico na eficácia organizacional das instituições portuguesas com ensino superior agrário é o tema central desta comunicação. Para a realização do estudo foi enviado um inquérito por correio electrónico a todos os gestores de topo. O inquérito permitiu recolher informação acerca da forma como se processa o planeamento estratégico e acerca dos indicadores que permitem avaliar os três domínios de eficácia organizacional. A regressão logística binária (modelo logit) revelou a existência de uma relação de causa e efeito entre algumas das variáveis independentes (fases do processo de planeamento estratégico) e a variável dependente (eficácia organizacional). Trata-se da definição de objectivos; da análise externa; do padrão de referência subjacente à selecção das alternativas estratégicas; e, do processo de orçamentação. Apesar de explicar a eficácia organizacional numa percentagem elevada (60,4%), este modelo surge amputado face ao modelo teórico proposto. Este facto é denunciador da falta de planeamento estratégico nas instituições portuguesas com ensino superior agrário.

data de publicação

  • janeiro 1, 2007