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resumo

  • Apresentamos um projeto de intervenção/investigação, resultante de uma parceria de duas escolas do Instituto Politécnico de Bragança - Escola Superior de Saúde e Escola Superior de Educação (ESEB), em cooperação com um agrupamento de escolas da cidade de Bragança e que tem a finalidade de capacitar os estudantes dos cursos de formação de professores para o trabalho pedagógico num contexto escolar de diversidade e inclusão. O projeto desenvolve-se no ano letivo 2022/2023, o que permite que os conteúdos sejam abordados de forma continuada, fomentando, assim, mais consistência na modificação de atitudes e comportamentos. As atividades desenvolvem-se em torno de três eixos principais: sensibilização, capacitação e inclusão. O projeto envolve os alunos dos mestrados profissionalizantes da ESEB, no âmbito das unidades curriculares de Literatura para a Infância e de Inclusão e Necessidades Educativas Especiais e tem como objetivos: 1.o a planificação de atividades pedagógicas para o 1.o Ciclo do Ensino Básico pelos alunos supra referidos, com base na leitura dos livros de potencial receção infantojuvenil da coleção: “Meninos especiais”, editados pela Associação Pais em rede; 2.o a apresentação em contexto de educação formal (biblioteca de um centro escolar) do trabalho desenvolvido pelos estudantes da ESEB; 3.o a avaliação do impacto do trabalho desenvolvido nos estudantes da ESEB envolvidos. A avaliação foi realizada usando a Escala de Atitudes sobre a doença mental de Amanda Hahn adaptada para a deficiência por Vera Nunes. Esta escala foi testada e validada no âmbito de um estudo sobre representações sociais face à deficiência em contexto escolar. Permite identificar seis fatores ou subescalas: Separação, Esteriotipização, Restrição, Paternalismo, Ideia Pessimista e Estigmatização. Os resultados da aplicação da escala, antes e após a intervenção, mostram que, em todos os fatores, houve diminuição das médias e diminuição do desvio padrão o que se traduz numa atitude mais positiva acerca das representações sociais face à deficiência em contexto escolar.

data de publicação

  • janeiro 1, 2023