Desenvolvimento da linguagem da criança no jardim de infância Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • A investigação desenvolvida nas últimas décadas sobre a aquisição e o desenvolvimento da linguagem pelas crianças disponibiliza-nos um amplo conhecimento sobre a forma como a criança adquire e desenvolve a linguagem. No processo de aquisição da linguagem, toda a criança “aprende”, de modo natural e espontâneo, com uma velocidade admirável, as regras da língua da comunidade em que se insere, adquirindo as regras fonológicas, as regras sintáticas, morfológicas, semânticas e as regras pragmáticas da sua língua materna. Desde o momento em que foi concebida até à entrada no jardim de infância, a criança já percorreu uma longa marcha de aquisição e desenvolvimento da linguagem, capacidade que a predispõe a adquirir um conjunto de regras que têm em vista colmatar as necessidades comunicativas que caracterizam a espécie humana. No entanto, até que a criança ingresse no 1.º Ciclo do Ensino Básico, entre os três e os seis anos de idade, essa marcha linguística deve ser deliberadamente estimulada no jardim de infância, uma vez que a comunicação, o acesso ao conhecimento sobre o mundo que a rodeia, bem como o conhecimento sobre as vivências pessoais e sociais se operam através da linguagem. Por conseguinte, os educadores de infância são inestimáveis agentes do desenvolvimento da linguagem da criança e formam as bases de sustentação do sucesso escolar no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este artigo pretende situar-nos no contexto pedagógico-didático de promoção do desenvolvimento da linguagem da criança no jardim de infância. Nesse sentido, busca respostas para a problemática da aquisição e desenvolvimento da língua materna pelas crianças, começando por apresentar diferentes quadros conceptuais que giram em torno de uma questão comum: como é que a criança adquire a língua materna? Depois salienta o crucial papel do jardim de infância no desenvolvimento da linguagem infantil e termina com uma reflexão sobre possíveis atividades pedagógicas favorecedoras desse desenvolvimento.
  • A investigação desenvolvida nas últimas décadas sobre a aquisição e o desenvolvimento da linguagem pelas crianças disponibiliza-nos um amplo conhecimento sobre a forma como a criança adquire e desenvolve a linguagem. No processo de aquisição da linguagem, toda a criança “aprende”, de modo natural e espontâneo, com uma velocidade admirável, as regras da língua da comunidade em que se insere, adquirindo as regras fonológicas, as regras sintáticas, morfológicas, semânticas e as regras pragmáticas da sua língua materna. Desde o momento em que foi concebida até à entrada no jardim de infância, a criança já percorreu uma longa marcha de aquisição e desenvolvimento da linguagem, capacidade que a predispõe a adquirir um conjunto de regras que têm em vista colmatar as necessidades comunicativas que caracterizam a espécie humana. No entanto, até que a criança ingresse no 1.o Ciclo do Ensino Básico, entre os três e os seis anos de idade, essa marcha linguística deve ser deliberadamente estimulada no jardim de infância, uma vez que a comunicação, o acesso ao conhecimento sobre o mundo que a rodeia, bem como o conhecimento sobre as vivências pessoais e sociais se operam através da linguagem. Por conseguinte, os educadores de infância são inestimáveis agentes do desenvolvimento da linguagem da criança e formam as bases de sustentação do sucesso escolar no 1.o Ciclo do Ensino Básico. Este artigo pretende situar-nos no contexto pedagógico-didático de promoção do desenvolvimento da linguagem da criança no jardim de infância. Nesse sentido, busca respostas para a problemática da aquisição e desenvolvimento da língua materna pelas crianças, começando por apresentar diferentes quadros conceptuais que giram em torno de uma questão comum: como é que a criança adquire a língua materna? Depois salienta o crucial papel do jardim de infância no desenvolvimento da linguagem infantil e termina com uma reflexão sobre possíveis atividades pedagógicas favorecedoras desse desenvolvimento.

data de publicação

  • janeiro 1, 2019