Desenvolvimento da linguagem da criança no jardim de infância
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Visão geral
resumo
A investigação desenvolvida nas últimas décadas sobre a aquisição e o desenvolvimento
da linguagem pelas crianças disponibiliza-nos um amplo conhecimento sobre a forma
como a criança adquire e desenvolve a linguagem. No processo de aquisição da
linguagem, toda a criança “aprende”, de modo natural e espontâneo, com uma velocidade
admirável, as regras da língua da comunidade em que se insere, adquirindo as regras
fonológicas, as regras sintáticas, morfológicas, semânticas e as regras pragmáticas da sua
língua materna. Desde o momento em que foi concebida até à entrada no jardim de
infância, a criança já percorreu uma longa marcha de aquisição e desenvolvimento da
linguagem, capacidade que a predispõe a adquirir um conjunto de regras que têm em vista
colmatar as necessidades comunicativas que caracterizam a espécie humana. No entanto,
até que a criança ingresse no 1.º Ciclo do Ensino Básico, entre os três e os seis anos de
idade, essa marcha linguística deve ser deliberadamente estimulada no jardim de infância,
uma vez que a comunicação, o acesso ao conhecimento sobre o mundo que a rodeia, bem
como o conhecimento sobre as vivências pessoais e sociais se operam através da
linguagem. Por conseguinte, os educadores de infância são inestimáveis agentes do
desenvolvimento da linguagem da criança e formam as bases de sustentação do sucesso
escolar no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este artigo pretende situar-nos no contexto
pedagógico-didático de promoção do desenvolvimento da linguagem da criança no jardim
de infância. Nesse sentido, busca respostas para a problemática da aquisição e
desenvolvimento da língua materna pelas crianças, começando por apresentar diferentes
quadros conceptuais que giram em torno de uma questão comum: como é que a criança
adquire a língua materna? Depois salienta o crucial papel do jardim de infância no
desenvolvimento da linguagem infantil e termina com uma reflexão sobre possíveis
atividades pedagógicas favorecedoras desse desenvolvimento.
A investigação desenvolvida nas últimas décadas sobre a aquisição e o desenvolvimento da linguagem
pelas crianças disponibiliza-nos um amplo conhecimento sobre a forma como a criança adquire e desenvolve
a linguagem. No processo de aquisição da linguagem, toda a criança “aprende”, de modo
natural e espontâneo, com uma velocidade admirável, as regras da língua da comunidade em que
se insere, adquirindo as regras fonológicas, as regras sintáticas, morfológicas, semânticas e as regras
pragmáticas da sua língua materna. Desde o momento em que foi concebida até à entrada no jardim
de infância, a criança já percorreu uma longa marcha de aquisição e desenvolvimento da linguagem,
capacidade que a predispõe a adquirir um conjunto de regras que têm em vista colmatar as necessidades
comunicativas que caracterizam a espécie humana. No entanto, até que a criança ingresse no
1.o Ciclo do Ensino Básico, entre os três e os seis anos de idade, essa marcha linguística deve ser
deliberadamente estimulada no jardim de infância, uma vez que a comunicação, o acesso ao conhecimento
sobre o mundo que a rodeia, bem como o conhecimento sobre as vivências pessoais e sociais se
operam através da linguagem. Por conseguinte, os educadores de infância são inestimáveis agentes do
desenvolvimento da linguagem da criança e formam as bases de sustentação do sucesso escolar no 1.o
Ciclo do Ensino Básico. Este artigo pretende situar-nos no contexto pedagógico-didático de promoção
do desenvolvimento da linguagem da criança no jardim de infância. Nesse sentido, busca respostas
para a problemática da aquisição e desenvolvimento da língua materna pelas crianças, começando por
apresentar diferentes quadros conceptuais que giram em torno de uma questão comum: como é que
a criança adquire a língua materna? Depois salienta o crucial papel do jardim de infância no desenvolvimento
da linguagem infantil e termina com uma reflexão sobre possíveis atividades pedagógicas
favorecedoras desse desenvolvimento.