Literatura para a infância: Importância do contacto das crianças com o livro
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resumo
A investigação sobre a qual versa esta comunicação integra-se na Unidade Curricular de Prática de
Ensino Supervisionada do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º
Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação de Bragança (ESEB). Trata-se de
uma compilação dos resultados obtidos ao longo do ano letivo 2018/2019 em três contextos diferentes:
creche, educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico. Procedemos a uma análise de dados recolhidos
ao longo da investigação que salientam a importância da leitura e da escrita no contacto com livros
de literatura para a infância. Salienta-se que ao longo das experiências de aprendizagem, através do
contacto com os livros, conduzimos as crianças a novas leituras e reflexões sobre diversas temáticas da
sociedade, relacionando-as com as várias áreas do conhecimento. A concretização desta investigação
decorreu da necessidade de proporcionar às crianças boas leituras, com significado para as mesmas e
que promovessem, de igual forma, o gosto pela leitura autónoma, caminhando esta a par com a escrita.
Neste sentido, procuramos dar resposta à seguinte questão-problema: como pode a literatura para a
infância influenciar a construção de competências de leitura e escrita? Para lhe darmos resposta(s)
delineamos os seguintes objetivos: (i) verificar se existe prática de leitura de livros; (ii) perceber em
que fase de leitura se encontram as crianças; (iii) promover o contacto com a escrita em diferentes
suportes; (iv) explorar diversas técnicas de leitura; e (v) confirmar se houve evolução no contacto com
os livros. No que confere à abordagem metodológica baseamo-nos num estudo de caráter qualitativo.
As técnicas e instrumentos de recolha de dados foram a observação direta e participante, as notas
de campo, o diário de bordo, a checklist, a análise de fotografias (que nos ajudaram a documentar
o trabalho das crianças) e as grelhas de observação que nos possibilitaram uma análise reflexiva.
Após a análise dos dados recolhidos foi-nos possível aferir alguns resultados que nos permitiram
compreender que o contacto com os livros (sendo eles significativos para as crianças) viabiliza diversas
experiências de aprendizagem motivadoras e integradoras nos programas educativos, pois permite o
desenvolvimento da imaginação, da criatividade e implica que a criança seja mais autónoma e capaz
de refletir, defendendo a sua opinião mais sustentadamente.
A investigação sobre a qual versa este artigo integra-se na Unidade Curricular de Prática
de Ensino Supervisionada do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação de
Bragança (ESEB). Trata-se de uma compilação dos resultados obtidos ao longo do ano
letivo 2018/2019 em três contextos diferentes: creche, educação pré-escolar e 1.º ciclo do
ensino básico. Procedemos a uma análise de dados recolhidos ao longo da investigação que
salientam a importância da leitura e da escrita no contacto com livros de literatura para a
infância. Salienta-se que ao longo das experiências de aprendizagem, através do contacto
com os livros, conduzimos as crianças a novas leituras e reflexões sobre diversas temáticas
da sociedade, relacionando-as com as várias áreas do conhecimento. A concretização desta
investigação decorreu da necessidade de proporcionar às crianças boas leituras, com
significado para as mesmas e que promovessem, de igual forma, o gosto pela leitura
autónoma, caminhando esta a par com a escrita. Neste sentido, procuramos dar resposta à
seguinte questão-problema: como pode a literatura para a infância influenciar a
construção de competências de leitura e escrita? Para lhe darmos resposta(s) delineamos
os seguintes objetivos: (i) verificar se existe prática de leitura de livros; (ii) perceber em
que fase de leitura se encontram as crianças; (iii) promover o contacto com a escrita em
diferentes suportes; (iv) explorar diversas técnicas de leitura; e (v) confirmar se houve
evolução no contacto com os livros. No que confere à abordagem metodológica baseamonos
num estudo de caráter qualitativo. As técnicas e instrumentos de recolha de dados
foram a observação direta e participante, as notas de campo, o diário de bordo, a checklist,
a análise de fotografias (que nos ajudaram a documentar o trabalho das crianças) e as
grelhas de observação que nos possibilitaram uma análise reflexiva. Após a análise dos
dados recolhidos foi-nos possível aferir alguns resultados que nos permitiram compreender
que o contacto com os livros (sendo eles significativos para as crianças) viabiliza diversas
experiências de aprendizagem motivadoras e integradoras nos programas educativos, pois
permite o desenvolvimento da imaginação, da criatividade e implica que criança seja mais
autónoma e capaz de refletir, defendendo a sua opinião mais sustentadamente