Com a crescente liberalização do mercado da aviação, o sector dos transportes aéreos, sofreu enormes transformações. Surgiram companhias aéreas de baixo custo (low cost) que, hoje em dia, detêm um peso significativo do tráfego aéreo, impulsionando a competitividade do sector, impelindo os modelos de negócio tradicionais (companhias aéreas regulares e voos charter) a repensarem e reajustarem as suas estratégias de negócio. Naturalmente surgiram novos fluxos de turistas e um aumento da procura por estabelecimentos hoteleiros consonantes com o seu poder de compra.
Em Portugal, os hostels independentes são uma nova realidade, localizando-se em zonas privilegiadas nos centros das cidades, onde existem boas acessibilidades e os custos de transporte são baixos, fatores convenientes a este novo segmento de turismo mais económico. Este estudo pretende observar o estímulo que o aumento do número de voos de baixo custo, com o consequente incremento de novos fluxos turísticos, provocou na oferta dos hostels independentes na cidade do Porto.
Os resultados obtidos estão de acordo com a literatura disponível, concluindo-se que existe uma relação positiva entre o aumento do número de voos low cost, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro (AFSC), e a expansão dos hostels na cidade do Porto.