Desenvolvimento e determinação da estabilidade e toxicidade de duas formulações cosméticas
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Ver Todos
Visão geral
resumo
O objetivo deste trabalho foi desenvolver duas formulações cosméticas para aplicação tópica que combinem produtos apícolas e óleos essenciais de plantas medicinais. Foi testado o efeito de dois produtos apícolas diferentes (extrato hidroalcoólico de própolis e dois méis de Lavandula spp. com diferentes proveniências) e de óleos essenciais de duas espécies diferentes (Thymus Zygis L. subsp. Zygis e Mentha pulegium L.). Para tal elaboraram-se várias preparações às quais foi adicionado um óleo essencial e um produto apícola.
Foi ainda elaborada, para cada tipo de formulação, uma preparação com óleo essencial, mas sem nenhum produto apícola e uma preparação sem óleo essencial, nem produto apícola. Relativamente aos produtos apícolas o mel de Lavandula spp. foi utilizado na proporção de 1:50 (v/m) e de 1:20 (v/m) e o extrato hidraalcoólico de própolis foi adicionado numa concentração de 5% (m/v). A concentração de óleo essencial utilizada foi de 7,86x10-4 g/g (o.e/emulsão).
Para cada uma das formulações foram elaborados testes físico-químicos, de estabilidade e microbiológicos. Quando submetidas aos testes de luminosidade, uma das preparações não apresentou alterações na cor, tendo-se verificado no entanto uma diminuição do pH de 4,7 para 3,6 nessa preparação. Em relação às restantes amostras todas apresentaram uma alteração na cor de bege para branco, pelo que se pode concluir que as amostras são fotossensíveis. Quando submetidas a testes de vibração não foi verificada qualquer alteração no aspeto das emulsões. O valor da densidade relativa de todas as amostras situou-se no intervalo entre 0,5-0,6.