Este trabalho teve como principal objectivo estudar a idade à puberdade de um grupo de borregas da raça Suffolk, nascidas no início do Inverno e sujeitas às condições de maneio da Escola Superior Agrária de Bragança (ESAB).
Neste sentido, na cidade de Bragança (latitude 41° 49' N, longitude 6° 40' W e altitude 720 metros), mais precisamente na Quinta de Santa Apolónia, pertencente à ESAB, 15 borregas da raça Suffolk, com uma idade inicial de 4 meses, foram seleccionadas para a realização deste estudo.
As borregas da raça Suffolk alcançaram a puberdade fisiológica com uma idade aproximada de 7,4 meses e com um peso corporal médio de 45,7 kg, ou seja, com cerca de 74,6% do seu peso adulto. No momento em que surgiram as primeiras manifestações evidentes de cio, as borregas da raça Suffolk possuíam uma idade próxima dos 7,5 meses, um peso corporal médio de 46,0 kg e uma percentagem média de peso adulto de 75,2%. A maioria das borregas (93,3%) estudadas apresentou uma primeira fase lútea de curta duração. Por outro lado, 80,0% das borregas Suffolk realizaram uma primeira ovulação “silenciosa”.
autores
Teresa Maria Montenegro de Araújo Almendra Correia