Inclusão digital: políticas e propostas de educação para os territórios envelhecidos Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • A sociedade atual desenvolve-se e evolui a ritmo acelerado em paralelo com o envelhecimento, alterações demográficas e despovoamento do território. Neste panorama a promoção da inclusão social e digital e do acesso às competências digitais é imprescindível, principalmente junto das populações mais envelhecidas. A acessibilidade digital é um fator de inclusão e de integração, de promoção da qualidade de vida e bem-estar das populações. As políticas de base territoriais devem privilegiar a diversidade e a complexidade geográficas, os problemas sociais, seus contextos, atores, consequências e impactos. É neste sentido que o projeto PerSoParAge (Recursos pessoais e sociais para a autonomia e participação social numa sociedade envelhecida) pretende contribuir através de uma análise do território do interior de Portugal, nos distritos de Castelo Branco, Guarda e Portalegre, para a elaboração de propostas educativas de políticas territorializadas na área das tecnologias e competências digitas. As entidades que integram o consórcio do projeto são o Instituto Politécnico de Castelo Branco, Instituto Politécnico de Portalegre, Instituto Politécnico da Guarda, Instituto Politécnico de Bragança, Câmara Municipal de Castelo Branco e Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. O projeto teve início em outubro de 2017 e termina em dezembro de 2019, sendo cofinanciado pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionaliza􏰁􏰂o (COMPETE 2020), na componente FEDER, e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Os resultados do projeto, com base em inquéritos por questionário realizados à população nas regiões estudadas, evidenciam que é urgente repensar políticas e definir estratégias de inclusão digital para os territórios envelhecidos. Portanto, apresentam-se propostas de políticas territorializadas para as TIC que visam a promoção de uma estratégia digital de cariz territorial, com medidas ativas de educação ao longo da vida para a literacia e inclusão digitais, em articulação com os programas nacionais de políticas públicas para as competências digitais e ordenamento do território.

data de publicação

  • janeiro 1, 2020