Satisfação e lealdade dos turistas: ilha do Sal, Santiago, BoaVista e São Vicente
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Informação adicional documento
Ver Todos
Visão geral
resumo
Devido ao peso que o Turismo acarreta para o arquipélago, sendo este o sector assumido como prioritário e um fator de desenvolvimento económico para o país, uma vez que representa cerca de 20% do PIB do país, é caracterizado como a principal fonte de rendimento do arquipélago. Neste contexto, o principal objetivo do presente estudo assenta em analisar a Satisfação e a Lealdade dos Turistas que se deslocaram às Ilhas do Sal, Santiago, Boa Vista e São Vicente, pertencentes ao arquipélago de Cabo Verde. Para tal, recorreu se a uma investigação quantitativa recolhendo os dados através de um inquérito por questionário aplicado a 412 turistas. Os resultados obtidos permitiram concluir que os turistas se encontram, de uma forma global, muito satisfeitos com a ilha, com a qualidade da ilha como destino de férias, com a qualidade da ilha enquanto destino de férias tendo em conta o último destino e a simpatia das pessoas. Embora com uma satisfação mais baixa, os turistas mostraram-se satisfeitos com a segurança, as condições ambientais, a qualidade de vida e o lazer proporcionados nas ilhas da Boavista, Sal, São Vicente e Santiago. Ainda, pôde observar-se que os turistas que se deslocaram ao arquipélago encontram-se globalmente satisfeitos, existem evidências estatísticas significativas para afirmar que os turistas são leais, como também existe uma relação direta e positiva entre a satisfação e a lealdade. Confirmou-se uma relação direta e positiva entre os itens da satisfação e a satisfação global e entre os itens da lealdade e a lealdade global. Verificou-se a existência de diferenças por ilha relativamente ao grau de satisfação e à lealdade.