Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa sobre fatores intervenientes na
mediação pedagógica do tutor: o caso de um curso de Bacharelado em Administração Pública a
distância (ADMP) do PNAP, ofertado por meio do Sistema UAB, em uma universidade pública da
região Nordeste, iniciado em 2009. A questão norteadora foi: existem fatores que interferem na
mediação pedagógica do tutor online? O objetivo foi identificar os fatores intervenientes e as múltiplas
determinações que interferem na mediação pedagógica do tutor. A coleta de dados foi realizada por
meio de questionário e de entrevista com os tutores online. Também foram observadas mensagens postadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Participaram da pesquisa 11 tutores online,
de um universo de 17 tutores que realizaram mediação pedagógica no curso pesquisado, entre 2012 e
2013. O resultado da pesquisa indica que fatores relacionados à qualidade do ensino; à qualidade dos
materiais didáticos e materiais de apoio ao aluno; ao AVA; à infraestrutura física, tecnológica e
administrativa disponível para os alunos e o grau de aproximação entre o professor e tutor interferem
no desempenho do tutor online que atua no processo de ensino-estudo-aprendizagem do aluno da EAD
ofertada com o uso da internet. Convém informar que o conteúdo deste artigo foi discutido em várias
ocasiões em 2014 e 2015. Porém torna-se relevante retomar a discussão no campo da EAD devido ao
momento pandêmico, no qual a mediação pedagógica foi intensificada, pelo fato das aulas presenciais
terem sido, abruptamente, substituídas por aulas remotas e essa atividade passou a ser realizada também
por professores e por monitores (alunos) selecionados para auxiliarem os professores nas atividades
docentes no ensino remoto, semi-presencial ou totalmente online.