Desenvolvimento regional e sustentabilidade: uma análise crítica a partir do impacto das políticas públicas na evolução dos factores de coesão na região do Alto-Trás-os-montes
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Ver Todos
Visão geral
resumo
O objectivo do presente trabalho é o de avaliar a sustentabilidade do tecido empresarial no Alto Trás-os-Montes (NUT III) e, nessa dimensão, o impacto das políticas públicas implementadas pela Administração Central do Estado na evolução da estrutura empresarial nesta sub-região. Para tanto, serão analisados os níveis de sobrevivência do tecido empresarial e, nesse enquadramento, os efeitos dos sistemas de incentivos ao investimento e à criação de emprego, as políticas fiscais e as grandes obras públicas com impacto nos custos de contexto da actividade empresarial.
Todo o trabalho será elaborado tendo como padrão de referência a média nacional verificada para a última década, período de 2000 a 2010, de modo a que as conclusões possam ser elucidativas em relação ao objectivo enunciado. A metodologia de base apoiar-se-á na recolha e tratamento da informação estatística disponível com o intuito de enunciar os aspectos que suportam o objectivo do trabalho e a sua relação com as conclusões a retirar.