Perspetivas dos alunos sobre o erro como estratégia de aprendizagem Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • No presente texto apresenta-se parte de um estudo que se realizou com alunos de engenharia do ensino superior politécnico no âmbito da unidade curricular Álgebra Linear e Geometria Analítica. Mais especificamente, analisa-se, do ponto de vista dos alunos participantes, o contributo para a sua aprendizagem de uma estratégia de ensino que envolveu tarefas que pretendiam promover a reflexão e discussão sobre os erros e as dificuldades no domínio da álgebra linear. De acordo com as opiniões dos alunos, constata-se que a resolução de tarefas em que tinham de analisar as resoluções realizadas por outros alunos, a discussão em grande grupo e o processo de revisão/reformulação dos trabalhos tiveram, em termos gerais, efeitos positivos para a sua aprendizagem.

autores

  • Paula Maria Pereira de Barros
  • Fernandes, Jose António
  • Araújo, Cláudia Mendes
  • Araújo, C. Mendes

data de publicação

  • janeiro 1, 2016