Objetivo: os instrumentos de controlo de gestão são fundamentais em empresas de qualquer dimensão. No caso concreto das micro e Pequenas e Médias Empresas (PME), nem sempre estes instrumentos são aplicados uma vez que, em alguns casos, não existem recursos humanos devidamente capacitados para a sua implementação. A este facto, acresce ainda de que muitas microentidades têm um cariz familiar, o que dificulta um processo de gestão mais estruturado. Assim, a presente investigação, aplicada a uma microempresa familiar, tem por objetivo dar resposta à questão de investigação “A Empresa X encontra-se a desenvolver a sua atividade respeitando os princípios inerentes à sustentabilidade económica?”, através da aplicação de instrumentos de controlo de gestão que permitiram o cálculo dos custos unitários de produção.
Metodologia: A metodologia enquadra-se num paradigma qualitativo, de tipologia estudo de caso único, na qual os consultores assumem um papel participativo e de intervenção, atuando em conjunto com os gestores da empresa, que tem como objeto social a mistura e comercialização de rações para animais. Trata-se de uma investigação ação, uma vez que existe uma intenção de identificar, analisar e modificar aspetos que não vão ao encontro dos princípios de sustentabilidade económica que a empresa precisa de desenvolver, para que se possa manter competitiva no mercado em que desenvolve a sua atividade.
Resultados: Da análise realizada na Empresa X, de que resultou a adequada determinação dos custos unitários de produção, foi possível perceber que a empresa não estava a praticar as margens adequadas, uma vez que se encontrava a vender três das suas rações a um preço inferior ao custo de produção. Esta situação foi corrigida após a correta identificação dos custos unitários de produção, tendo ocorrido um ajustamento das margens de comercialização e preços de venda.
Originalidade/valor: Não sendo muito comum encontrar investigações sobre empresas que operem neste setor de atividade, a presente investigação contribui para a obtenção de insights sobre as empresas do deste ramo de atividade, assim como para a chamada de atenção da necessidade de desenvolvimento de competências de gestão e de aplicação de instrumentos de controlo de gestão em microempresas, nomeadamente, em empresas familiares.