A influência da prática regular de natação no desenvolvimento motor global na infância (The influence of regular swimming practices on global motor development throughout childhood)
Apesar da natação ser um desporto usualmente praticado pelas crianças, pouco conhecimento existe sobre o seu efeito no
desenvolvimento motor. O objetivo deste estudo foi avaliar e comparar o desenvolvimento motor global em crianças de diferentes
idades praticantes e não praticantes de natação. A amostra foi constituída por 116 crianças (58 masculinas, 58 femininas), com idades
compreendidas entre os 5 e os 10 anos, pertencentes a dois grupos, nomeadamente os que frequentavam aulas de natação (n=57) e os
que não frequentavam aulas de natação (n=59). O desenvolvimento motor global foi avaliado a partir do Test of Gross Motor Development-
2. As crianças entre os 5 e os 10 anos de idade praticantes de natação demonstraram valores significativamente superiores no somatório
das habilidades (52.23 ± 9.58 vs. 48.69 ± 9.64, p=.04) e no quociente global de desenvolvimento motor (68.16 ± 11.57 vs. 64.56 ±
12.04, p=.04). Estas diferenças entre os grupos foram evidenciadas claramente quando analisadas as diferentes faixas etárias, nomeadamente
nas crianças de 7 e 8 anos (somatório das habilidades: 55.00 ± 8.44 vs. 48.25 ± 9.48, p=.008; quociente: 68.88 ± 10.90 vs. 6.38 ± 11.55,
p=.005). Nas crianças com 5 e 6 anos, 9 e 10 anos, não se verificaram diferenças significativas. Os resultados sugerem assim um efeito
positivo da prática regular de natação no desenvolvimento motor global das crianças entre os 5 e os 10 anos de idade, sendo que os
resultados parecem sugerir que este é mais evidente nas idades intermédias (7 e 8 anos de idade).