resumo
- A pandemia Covid 19 veio interferir drasticamente com o funcionamento das instituições de Ensino Superior em termos científicos, pedagógicos e de gestão. Tornou-se urgente responder à pandemia, nomeadamente em termos de ensino e aprendizagem. Uma das primeiras opções tomadas pelas Instituições do Ensino Superior foi implementar o ensino não presencial, também designado por ensino remoto de emergência. Constituem objetivos desta investigação identificar a perceção dos alunos relativamente à frequência de utilização das ferramentas digitais e avaliar o nível de satisfação na utilização dessas ferramentas. O estudo é de natureza essencialmente quantitativa. Os dados foram obtidos por questionário a partir de uma amostra de 677 estudantes de uma instituição portuguesa de ensino superior público. Dos resultados salienta-se que durante a pandemia foi muito frequente a utilização das ferramentas: Colibri/Zoom e Ambiente Virtual de Aprendizagem (VLE). Num cenário de póspandemia as ferramentas que terão maior preferência de utilização serão VLE e email. Relativamente à satisfação pela utilização das ferramentas digitais durante a pandemia, as que apresentaram nível de satisfação mais elevado pelos estudantes foram: VLE, Colibri/Zoom, email e Office 365. Verificou-se também através da análise da correlação entre as variáveis frequência de utilização e satisfação que quanto mais elevada é a frequência de utilização das ferramentas digitais, mais elevado é o nível de satisfação com a utilização dessas ferramentas.