Perceções dos estudantes da licenciatura em educação social sobre o estágio curricular
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resumo
Com este estudo exploratório, de cariz quantitativo, pretende-se refletir sobre as perceções dos estudantes
acerca do estágio curricular supervisionado no âmbito da licenciatura em educação social de duas
instituições do ensino superior, uma portuguesa e outra espanhola. Partindo da revisão da literatura, foi
desenvolvido um inquérito por questionário, administrado online, constituído por duas questões
sociodemográficas (idade e sexo) e duas relativas à adequabilidade da duração do estágio e satisfação com
o mesmo. Este instrumento inclui ainda vinte itens referentes à contribuição do estágio para a formação do
educador social, nos quais os participantes manifestam o seu grau de concordância numa escala de Likert
composta por seis opções de respostas (totalmente em desacordo a totalmente em acordo). Participaram
neste estudo 76 estudantes, de ambos os sexos, sendo a média etária de 23,30 anos. Os resultados
evidenciam que 51,3% dos estudantes considera a duração do estágio adequada e 77,6% percebe-o como
uma experiência satisfatória. Em quinze dos vinte itens contemplados os participantes apresentam
percentagens de respostas favoráveis, iguais ou superiores a 85%. No entanto, nos restantes itens, 14,5% e
32,9% dos inquiridos respondem de forma desfavorável, respetivamente, quanto à mais valia do estágio no
conhecimento compreensivo do trabalho do educador social e na diferenciação do papel deste profissional
face a outros. Acresce referir que 17,1% dos estudantes manifestam respostas de valência negativa face ao
contributo do estágio na aquisição e desenvolvimento de competências fundamentais do educador social, e
em igual percentagem face à integração de conhecimentos adquiridos no curso. É ainda de sublinhar que
11,8% manifestam um parecer desfavorável quanto à seleção de critérios e indicadores na avaliação da
qualidade da aprendizagem profissional no âmbito da intervenção socioeducativa. Os dados apresentados
preliminarmente apontam para a necessidade de prosseguir a investigação atendendo à centralidade desta
componente na formação inicial em educação social.