O objetivo deste estudo é compreender o processo de escolha da IES sob a ótica dos estudantes de um programa de mestrado ofertado por uma instituição integrante do sistema de ensino superior politécnico em Portugal.
Metodologia: A partir de um método qualitativo, os dados foram coletados a partir de sessões de focus group orientados pelo Modelo dos 5As proposto por Kotler et al. (2017) e pelas variáveis identificadas na literatura, e submetidos a análise de conteúdo.
Resultados: Os resultados indicam a predominância das influências próprias dos estudantes e ainda dos outros grupos de referência no decorrer do processo de escolha. Os estudantes avaliam a opinião dos seus grupos de referência, as características inerentes à oferta formativa e o suporte oferecido, bem como a reconhecida reputação desta.
Limitações: As limitações se dão em virtude da dimensão da amostra imposta pelo baixo número de inscritos no programa de mestrado objeto deste estudo, que implica dificuldades ao generalizar os resultados em escala.
Originalidade/Valor: O presente estudo ambiciona avançar a compreensão do comportamento do estudante no ensino superior aplicando um modelo conceptual. Não foram encontrados estudos com esta abordagem no contexto português.
Implicações: Em termos práticos, as IES devem fundamentar as ações de recrutamento e estratégias de marketing e comunicação a partir do perfil de consumidor dos estudantes, com vista a otimizar o número de inscritos nos mestrados.