MOOC: uma estratégia de captação de alunos? uri icon

resumo

  • A crescente diminuição de alunos tem vindo a afetar diariamente as várias Instituições de Ensino Superior (IES) existentes em Portugal. Paralelamente, assistimos ao constante crescimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) que tem contribuído para a mudança tanto do papel do aluno como do professor. Encontramo-nos, portanto, numa fase de constante mudança, onde é crucial a contínua aposta, por parte das instituições competentes, na adoção de medidas, que permitam ir ao encontro das atuais modalidades de educação à distância. Atualmente, grande parte do conhecimento que o aluno adquire é através das tecnologias de informação e comunicação, sobretudo através da Internet. É nesta filosofia, que se enquadram as diversas modalidades de educação à distância, entre as quais: o e-Learning, b-Learning, m-Learning, Personal Learning Environment (PLE), Personal Learning Network (PLN), Massive Open Online Courses (MOOC), entre outras existentes no mercado. No presente estudo iremos abordar, particularmente, os MOOC como modalidade de estratégia para captação de alunos para as Instituições de Ensino Superior. No decorrer do estudo tentaremos responder às seguintes questões: Quais as características desta modalidade de educação? Qual o papel dos MOOC no Ensino Superior? De que forma podem servir como estratégia de captação de alunos?

data de publicação

  • janeiro 1, 2014