A investigação nas diversas disciplinas da linguística contemporânea concede-nos a possibilidade de acedermos, atualmente, a um conhecimento mais rigoroso dos variados tipos de saberes associados às unidades lexicais. Esses saberes contemplam a sua forma oral e escrita, a sua estrutura interna, a flexão e as relações com palavras da mesma família, os respetivos significados, o seu alcance denominativo, as relações com outras unidades no plano sintático, as suas combinatórias, bem como as relações semânticas estabelecidas com outras palavras. A descrição do universo lexical convoca os conhecimentos de outras disciplinas, apresentando-se a lexicologia, em particular, e o estudo das estruturas linguísticas do significado, em geral, como estudos pluridisciplinares.
A conceção de significado revela-se verdadeiramente complexa, atendendo à multiplicidade de abordagens teóricas e à pluralidade de áreas disciplinares que abordam a questão. As reflexões realizadas no âmbito do significado destacaram as diversas vertentes do mesmo, ou seja, o significado em língua ou no discurso, a construção e a interpretação do significado.
A lexicometria, a partir do tratamento automatizado de corpora textuais, é particularmente útil a quem se interessa pelo estudo da produção textual e abre novas perspetivas de investigação que vão para além do empirismo comum, muitas vezes, sujeito às arbitrariedades dos pontos de vista subjetivos do observador. Embora este método seja, teoricamente, interminável, através dele, pretendemos apenas analisar alguns dos dados quantitativos dos Contos de Álvaro do Carvalhal, utilizando o Nooj, programa computacional de análise lexical. Elaboraremos um estudo dos seis contos de Álvaro do Carvalhal, baseado na análise estatística das palavras-tema, no sentido de delimitar possíveis campos temáticos.