E-Portefólio como recurso para o desenvolvimento de competências digitais
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Informação adicional documento
Ver Todos
Visão geral
resumo
No presente trabalho apresenta-se a utilização do e-portefólio como recurso de
aprendizagem e desenvolvimento de competências digitais. O e-portefólio é uma
estratégia para a promoção da aprendizagem ativa, crítica e reflexiva, potencialmente
transformadora em contextos educativos. Como instrumento de avaliação, o e-
portefólio possibilita uma avaliação menos quantitativa e centrada no aluno
viabilizando a intervenção e orientação docente durante o processo de aprendizagem.
Adotamos o Padlet como suporte digital para a construção dos e-portefólios. Nosso
objetivo foi analisar o processo de interação nesse recurso digital para a promoção da
aprendizagem e do desenvolvimento de competências digitais dos alunos.
Metodologicamente, foi adotada uma abordagem qualitativa que teve como
instrumento de pesquisa um questionário. Responderam ao inquérito os 11
estudantes desta turma. Os resultados indicam que o criar o e-portfólio possibilitou
aos alunos usarem diversos recursos digitais, promoveu a construção do
conhecimento e o desenvolvimento de habilidades digitais para o uso das médias.