Espaço e paisagem no estudo da Pré-História recente da Bacia Hidrográfica do Douro: breve genealogia do uso dos conceitos Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • A região em estudo tem sido palco de inúmeros projectos de investigação desde os finais dos anos de 1970. Neste sentido pretendemos problematizar o modo como nestes distintos estudos foram utilizados os conceitos de espaço e paisagem. Neste sentido, seleccionámos os seguintes projectos: Campo Arqueológico da Serra da Aboboreira: iniciado cm 1978 por Vítor Oliveira Jorge, e desenvolvido ao longo de vinte anos, trata-se de um estudo de urna necrópole megalítica baseado na escavação (total ou parcial) de todos os sepulcros da necrópole abarcando uma cronologia entre o lV e o II milénio a. C.; Pré-história Recente da região de Chaves -Vila Pouca de Aguiar: desenvolvido por Susana Oliveira Jorge durante os anos 80, corresponde a uma tentativa de estabelecimento de urna sequência regional na qual é valorizado os contextos de tipo "povoado" (tais como Pastoria, S. Lourenço ou Castelo de Aguiar) nos IV e III milénio a.C.; Estudo da Pré-história da Bacia de Mirandela: entre 1984 a 1997, Maria de Jesus Sanches investiu no estudo integral dos distintos contextos identificados nesta área no sentido de traçar um quadro geral da ocupação pré-histórica desta área durante a Pré-história Recente; Recintos murados do IIIº Milénio a.C. da região de Foz Côa: este projecto foi iniciado nos finais da década de 80, estando a investigação centrada em dois sítios deste tipo- Castelo Velho de Freixo de Numão c Castanheiro do Vento - c no papel que tais sítios terão desempenhado nos processos de territorialização do IIIº milénio a.C.. Com base neste universo de análise, pretendemos sistematizar o modo como os conceitos em questão foram utilizados pelos diferentes investigadores. Admitamos que cada projecto comporta um inquérito distinto que valoriza/define o espaço e a paisagem.
  • A região em estudo tem sido palco de inúmeros projectos de investigação desde os finais dos anos de 1970. Neste poster pretendemos problematizar o modo como nestes distintos estudos foram utilizados os conceitos de espaço e paisagem.

data de publicação

  • outubro 2008