A política e gestão de resíduos urbanos, em que pese seja tema recorrente, os municípios, principalmente, os de pequeno porte não têm conseguido cumprir as metas e diretrizes dispostas. Tal constatação pode ser verificada inclusive em países e regiões diferentes, como Brasil e Portugal. No caso do Brasil, por meio da postergação de prazo para extinção de lixões, e Portugal distante das metas apresentadas pela União Europeia. O Paraná
tem despendido esforços na elaboração de políticas públicas voltadas ao tratamento de resíduos sólidos. Contudo, em 2019, o Ministério Público do Paraná realizou a Operação Percola na região noroeste do Estado (56 municípios), em que mais de 90% das localidades estariam irregulares. Por sua vez, tem-se o cenário português, que apesar de, na década de 90, por meio do seu Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU) I, obter êxito em extinguir suas lixeiras, fomentado modelos de gestão associativo, vem apresentando, nos últimos anos, dificuldade no cumprimento de suas metas traçadas no PERSU 2020+. Assim,
esta pesquisa objetiva analisar a efetividade das políticas públicas de resíduos sólidos, em municípios de pequeno porte, a partir de uma análise comparativa de duas regiões. Aliado ao estudo de caso comparativo, a pesquisa adota uma revisão bibliográfica, normativa e documental, somada a observação participante. Concluiu-se que no Paraná não houve mudança de cenário com a política estadual, enquanto Portugal apresentou na aplicação dos PERSU I e II efetivo progresso, sendo que o PERSU 2020+ demonstra uma evolução mais lenta ou quase nula.
Este estudo orienta-se por fundamentos metodológicos da Linguística de Corpus.
A Linguística de Corpus pode ser utilizada como um importante auxiliar de observação e
análise de textos. No caso do texto literário, a Línguística de Corpus configura uma
abordagem que fornece dados linguísticos e informações sobre os textos a que outros tipos
de métodos de análise textual não automática não permitem aceder. Neste trabalho, a partir
do programa computacional Nooj (Silberztein, 2003), efetuamos uma análise
lexicométrica, baseada na análise estatística das palavras-tema, tendo em vista a
delimitação de possíveis campos temáticos na poesia de Eugénio de Andrade.
Milhares de crianças da África Ocidental são enviadas para estudar em
escolas corânicas, sendo estas crianças geralmente designadas talibé. Muitas delas são
forçadas a pedir esmola e a conseguir angariar diariamente nas ruas por uma
determinada quantia de dinheiro, previamente estipulada pelo seu mestre corânico.
Nesta condição, estas crianças ficam sujeitas, frequentemente, à violência física e a
outras formas de abuso. Assim, as condições de vida destas crianças são precárias e
encontram-se, na maioria das vezes, em situação de extrema vulnerabilidade. Este
estudo, de natureza quantitativa, caracterizou as crianças talibé bissau-guineenses
identificadas e reintegradas durante o ano de 2022, bem como fez o mapeamento dos
locais de origem e destino destas crianças. Os resultados englobam um grupo de 196
crianças talibé bissau-guineenses, em situação de vulnerabilidade, tendo em conta
diversas variáveis como a idade, o sexo, a etnia, o local de origem, o local de destino,
a situação familiar, o modo de identificação, o motivo da partida e o local de entrada
na Guiné-Bissau, sendo apresentados em formato de infografias para as diferentes
variáveis. Para além disso, foram elaborados dois mapas com a representação dos 34
percursos que as crianças fizeram desde a sua origem até ao destino, na maioria para o
Senegal. Considerando os dados recolhidos, conclui-se que as entidades envolvidas na
proteção dos direitos das crianças devem estar melhor informadas aquando da
elaboração de políticas públicas, planos de ação estratégicos, projetos, ações de
intervenção ou sensibilização.
É sabido que a doença de Alzheimer leva progressivamente ao declínio da capacidade cognitiva do indivíduo com interferência nas suas atividades diárias. A aplicação de estimulação cognitiva nos estágios iniciais pode retardar o declínio cognitivo. Pensamos que a utilização de tecnologias digitais poderá contribuir para evitar, numa primeira fase, o uso de medicamentos e retardar a institucionalização dos doentes de Alzheimer. Por conseguinte, o objetivo deste artigo é identificar a perceção dos cuidadores formais sobre o uso de tecnologias digitais na estimulação cognitiva de pacientes com Alzheimer. Para tal, foi aplicada uma metodologia com recurso aos paradigmas quantitativo e qualitativo para perceber o estado da arte sobre as tecnologias digitais e a doença de Alzheimer na perspetiva de cuidadores formais. Sessenta e dois cuidadores formais participaram desta pesquisa, dos quais 74,2% são do sexo feminino e os restantes (25,8%) são do sexo masculino. Em relação ao trabalho com tecnologias digitais com pacientes com demência de Alzheimer, uma grande percentagem dos entrevistados (73,6%) respondeu que só as usa às vezes e 26,4% disseram que nunca as usam. Esses resultados sugerem que ainda há resistência ou falta de confiança no uso de tecnologias digitais por cuidadores formais que trabalham com doentes de Alzheimer. Os resultados mostram que todos os entrevistados conseguem identificar sinais de demência de Alzheimer nos pacientes. Consequentemente, isso é compreensível, mesmo que nunca tenham recebido treinamento específico nessa área, principalmente a estimulação cognitiva.