TIC na aula de Português do 2.º Ciclo do Ensino Básico Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • Este estudo orienta-se por uma metodologia que se enquadra num modelo de investigação relacionado com a Linguística de Corpus e tem como objetivo central efetuar, através do programa computacional de análise lexical, Nooj, uma análise lexicométrica de uma obra indicada nas “Aprendizagens Essenciais” para o desenvolvimento da educação literária dos alunos do 6.º ano de escolaridade, “Chocolate à Chuva”, de Alice Vieira. Ainda que o domínio da educação literária abra possibilidades de convergência com todos os domínios específicos do Português, neste artigo, daremos especial enfoque ao domínio do conhecimento explícito sobre a língua. Nesse sentido, a partir da análise lexicométrica, apresenta-se uma proposta didática que concede ao professor e aos alunos do 6.º ano de escolaridade a desafiante oportunidade de aceder a um inventário objetivo e pormenorizado de todas as formas linguísticas da obra literária “Chocolate à Chuva”, possibilitando a descoberta dos sentidos das palavras na obra, recorrendo a uma metodologia ativa, potenciada pelas ferramentas tecnológicas.

data de publicação

  • janeiro 1, 2023