TIC na aula de Português do 2.º Ciclo do Ensino Básico
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Informação adicional documento
Ver Todos
Visão geral
resumo
Este estudo orienta-se por uma metodologia que se enquadra num modelo
de investigação relacionado com a Linguística de Corpus e tem como objetivo
central efetuar, através do programa computacional de análise lexical, Nooj,
uma análise lexicométrica de uma obra indicada nas “Aprendizagens
Essenciais” para o desenvolvimento da educação literária dos alunos do 6.º
ano de escolaridade, “Chocolate à Chuva”, de Alice Vieira. Ainda que o
domínio da educação literária abra possibilidades de convergência com todos
os domínios específicos do Português, neste artigo, daremos especial
enfoque ao domínio do conhecimento explícito sobre a língua. Nesse sentido,
a partir da análise lexicométrica, apresenta-se uma proposta didática que
concede ao professor e aos alunos do 6.º ano de escolaridade a desafiante
oportunidade de aceder a um inventário objetivo e pormenorizado de todas
as formas linguísticas da obra literária “Chocolate à Chuva”, possibilitando a
descoberta dos sentidos das palavras na obra, recorrendo a uma metodologia
ativa, potenciada pelas ferramentas tecnológicas.