Dos sinais de alerta à ação: os assistentes operacionais no combate ao bullying escolar
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Embora os assistentes operacionais desempenhem um papel crucial no combate ao bullying escolar escasseiam estudos em Portugal sobre as suas perspetivas. Este poster apresenta parte de um estudo qualitativo realizado com 82 assistentes operacionais de escolas públicas e privadas, desde o primeiro ciclo do ensino básico ao ensino secundário, numa cidade situada no norte e interior de Portugal. Delinearam-se como objetivos compreender os sinais de alerta que estes profissionais valorizam na identificação de alunos que sejam alvo e autores de bullying e refletir sobre os mesmos. Os participantes eram, maioritariamente, do sexo feminino (78,1%), com idades até aos 55 anos (52,4%) e com o ensino secundário (64,6%). Os resultados, recolhidos através de um questionário (composto por questões fechadas e abertas), evidenciaram que o alvo de bullying é entendido como o aluno que exibe sinais claros de sofrimento e mudanças comportamentais, enquanto o autor é descrito como desafiador ou agressivo para com os pares e adultos, que busca controlo ou estatuto social, sem demonstração de empatia ou remorso. Outros sinais de alerta foram descurados, reiterando a necessidade de uma maior capacitação destes profissionais na sinalização atempada do bullying, passando de observadores a agentes efetivos em prol de uma escola inclusiva.