Construindo o caminho profissional: olhares e reflexões Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • Desenvolver o conhecimento e as competências profissionais de professores em formação através de uma aprendizagem integrada na escola é uma premissa presente e recomendada pela diversa literatura e investigação realizada no campo da educação. Estas experiências contextuais são um terreno fértil para nutrir a capacidade dos professores em formação para: (i) planear de forma efetiva a instrução; (ii) tornar-se aculturado à natureza e ambiente escolar; (iii) fazer conexões entre teoria e prática; e (iv) ter uma maior compreensão do conhecimento e competências musicais dos alunos na escola. Neste âmbito, foi desenvolvido, no ano letivo de 2021-2022, um projeto integrado na escola que contou com a participação de professores de música em formação e três turmas do 1.o Ciclo do Ensino Básico de um Agrupamento de Escolas da região do Norte de Portugal Continental. Este projeto assume-se como um veículo e oportunidade no desenvolvimento de experiências e conhecimentos especializados dos professores de música em formação sobre o ensino e a aprendizagem da música. Pela especificidade do objeto de estudo e delimitação num contexto, este trabalho insere-se na tipologia do estudo de caso onde as opções teórico-metodológicas subjacentes possibilitam recolher evidências das conceções acerca dos processos de desenvolvimento pessoal e profissional, trazendo à discussão aspetos implícitos ao papel, conhecimento e competências do professor de Educação Musical. Estas evidências são expli- citadas através de uma análise indiciária e discursiva das narrativas pedagógicas redigidas ao longo do período de duração do projeto, tendo sido construído um sistema de categorias com base nas dimen- sões em estudo. A validação interna do sistema de análise e resultados da sua aplicação foi garantida através da colaboração de dois juízes externos. A leitura e análise cruzada e muldimensional dos dados recolhidos revelam alguns significados que conduzem a uma (re)orientação dos saberes profissionais e sublinham os fatores que atribuem um sentido (trans)formador.

data de publicação

  • janeiro 1, 2022