Estudo de uma intervenção educativa para a sustentabilidade: a aquisição de conhecimentos, de atitudes e de comportamentos pró-ambientais Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • As estratégias de participação ativa em projetos de educação ambiental não formal devem impulsionar a aquisição de conhecimentos, desenvolver atitudes e comportamentos pró-ambientais. Podem converter-se, portanto, em estratégias didáticas que promovam nos alunos competências para que atuem sustentavelmente a favor do meio ambiente. Neste contexto, apresenta-se um trabalho de investigação, no âmbito do Projeto Rios (um projeto de educação ambiental e participação pública), que pretende analisar os conhecimentos, atitudes e comportamentos de 21 alunos do 6º ano de escolaridade, antes e depois de uma intervenção educativa, realizada no próprio meio natural – o rio. Tendo por base uma metodologia quantitativa e um desenho de investigação pré- e pós-teste, não só para analisar os conhecimentos, atitudes e comportamentos prévios dos alunos, como também para avaliar a mudança conceptual, atitudinal e comportamental que o Projeto Rios produz nos seus participantes. Este estudo tem, em suma, como objetivo comprovar se as estratégias de participação social ativa em projetos de educação ambiental, orientados para a sustentabilidade, impulsionam a aquisição de conhecimentos, de atitudes e de comportamentos a favor do ambiente. Em concreto, analisa-se uma intervenção educativa cujos primeiros resultados que aqui apresentamos o confirmam.

data de publicação

  • maio 1, 2014