resumo
- Na atualidade, a formação de professores e educadores perspetiva uma visão de profissional autónomo na sua prática e também na produção de conhecimento relativo à sua área de intervenção. Esta autonomia não exclui a natureza colaborativa subjacente à prática educativa e à formação docente. Estas questões ganham relevância na iniciação à prática profissional, em que os futuros professores articulam a sua aprendizagem profissional com a aprendizagem relacionada com a investigação em educação. Este capítulo propõe uma reflexão sobre a importância de focar a atenção nos desafios éticos e deontológicos decorrentes da investigação em contextos de formação. A produção de conhecimento académico sobre a realidade educativa num contexto em que, simultaneamente, decorre a iniciação à prática profissional docente exige um olhar cuidado sobre a interceção destes dois planos que, do ponto de vista da ética, são geralmente analisados separadamente. A génese deste trabalho resulta da necessidade de articular as exigências éticas decorrentes da formação de professores com as decorrentes da investigação com crianças e jovens. Desta interceção surgem questões e dilemas que têm de ser resolvidos na ação. É sobre algumas destas situações que procuramos construir esta reflexão aberta e dinâmica, com o propósito de alertar para aspetos que nos parecem fundamentais como os referentes ao conhecimento produzido através da investigação em educação; a exigência de um saber ético transversal a toda a atividade educativa e investigativa; e a responsabilidade partilhada e o compromisso coletivo dos intervenientes, que qualquer intervenção em contexto educativo demanda.