Animação turística como fator de eleição de um destino - perspetiva do visitante Teses uri icon

resumo

  • O presente trabalho de investigação teve como principal objetivo analisar o contributo da animação turística como fator de eleição do destino turístico Alto Trás-os-Montes (ATM), na perspetiva do visitante. O estudo incluiu um total de 536 visitantes que se deslocaram à região em 2013/2014, tendo-se assumido um erro amostral de 4.2% e um nível de significância de 5%. Face ao objetivo do estudo, optou-se por uma metodologia, com abordagem quantitativa, que permitisse dar resposta às hipóteses de investigação formuladas, com recurso ao inquérito por questionário, como instrumento de recolha de dados. Realizou-se um estudo exploratório (pré-teste) para validar a consistência interna do instrumento utilizado, tendo sido o mesmo aplicado aos visitantes, nacionais e estrangeiros, praticantes ou não de atividades de animação turística na região em estudo. Para o tratamento dos dados utilizaram-se diversas técnicas, nomeadamente, análise descritiva, matriz importância versus satisfação, análise fatorial exploratória, análise inferencial, análise de clusters e a aplicação do modelo probabilístico Logit. Com o presente estudo foi possível, através da análise fatorial exploratória, identificar os fatores de eleição do destino ATM, a saber: fatores motivacionais - ‘Competências Socio e Interculturais’, ‘Relacionamento e Vivências Interpessoais’, ‘Conveniência e Lazer’ e ‘Escape e Autorrenovação’; fatores de atração - ‘Acolhimento e Qualidade dos Serviços’, ‘Animação e Atrações Turísticas’, ‘Facilitadores e Promotores da Viagem’ e ‘Encantos Rurais’. Por outro lado com a aplicação da análise de clusters identificaram-se cinco grupos homogéneos: ‘Amantes Rurais’; ‘Exploradores Rurais’; ‘Exploradores Regionais’; ‘Indiferentes’; ‘Jovens Aventureiros’. Ainda, os principais resultados permitiram concluir que as ‘atrações naturais’, a ‘hospitalidade’ e a ‘simpatia das pessoas’ são os fatores que posicionam favoravelmente a região como destino turístico. Os visitantes são atraídos por motivos culturais que permitem o desenvolvimento de ‘competências socio e interculturais’ e pelo ‘acolhimento e qualidade dos serviços’ do destino. As atividades de animação turística contribuem positivamente para a experiência turística, apesar de não serem consideradas como um fator prioritário de eleição do destino. Tendo por base o modelo Logit verificou-se que o destino turístico Ribeira de Pena foi o que apresentou um modelo com qualidade de ajuste mais satisfatória.

data de publicação

  • julho 1, 2015