Características físicas e organoléticas promotoras do consumo do mel Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • Nos produtos agroalimentares, a primeira impressão do consumidor face ao produto tem por base o seu aspeto, sendo que atributos como a cor, a forma ou o tamanho podem, igualmente, constituir um apelo ao consumo do produto. Os consumidores sentem-se, igualmente, estimulados pelas quatro variáveis do marketing-mix, designadamente, o produto, o preço, a comunicação e a distribuição. O mel é considerado o único alimento, de origem animal que pode ser consumido sem ser processado (Pocol e Teselios, 2012). São vários os motivos referenciados que estão associados ao consumo do mel, nomeadamente, o facto de ser um produto natural e saudável, as características dietéticas, nutricionais e medicinais, a qualidade do produto, a localização geográfica da produção, a informação disponível no rótulo do produto, a reputação da marca, a variedade, a textura, o paladar, o aroma, o aspeto, a embalagem e o preço (Ribeiro et al, 2009; Yeow et al, 2013; Ismaiel et al, 2014; Wu et al, 2015; Ribeiro e Fernandes, 2017).
  • This research aimed to identify physical and organoleptic characteristics that promote honey consumption. A cross-sectional study was carried out, based on a non-probabilistic sample of 474 individuals. A binary logistic regression model was estimated for a significance level of 1%. The taste, color, origin and certification seal were identified as promoters of honey consumption. These characteristics explained 68.9% of honey consumption. Therefore, it is concluded that honey is a product to which the consumer recognize authenticity and innate attributes.

data de publicação

  • janeiro 1, 2018