As competências do professor na educação a distância
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resumo
Ao Professor, desde a institucionalização e estruturação do ensino formal até aos dias de hoje, é-lhe acometida a imprescindível função de providenciar condições para que o Aluno (aprendente) adquira, consolide e mobilize conhecimentos e competências curricularmente relevantes e realize aprendizagens significativas. No contexto da capacitação digital dos docentes, do uso massivo da internet e das diferentes redes de comunicação e ainda do exponencial aumento das possibilidades de aprender colaborativamente, acentuado pela situação pandémica vivida (COVID-19), este trabalho apresenta-se como um contributo para refletir sobre as competências, imprescindíveis e desejáveis, do Professor na implementação da Educação a Distância. Neste sentido, é efetuada uma revisão narrativa da literatura sobre a temática, uma análise aos documentos estruturantes e à principal regulamentação portuguesa que orienta a Escolaridade Obrigatória. A análise foi efetuada metodologicamente, primeiramente, pela verificação dos conceitos relacionados com competências presentes em cada um dos documentos, e seguidamente pela criação de domínios de modo suficientemente transversais onde esses conceitos traduzidos em competências pudessem ser agrupados, articulados e sintetizados, parecendo uma opção aceitável, a fim de retirar as principais ideias que sustentam uma indicação de competências, imprescindíveis e desejáveis do Professor na Educação a Distância. O conceito de competência considerado apresenta-se como uma combinação de conhecimentos, habilidades, atitudes, papéis, estratégias e atribuições. Pelos documentos estruturantes e a legislação que regula a Educação a Distância em Portugal ficam realçados domínios de competências organizativas-administrativas, pedagógicas e didáticas, comunicativas e sociais, tecnológicas e digitais e de desenvolvimento profissional. De todos estes domínios de competências o que mais se evidencia, pela quantidade de itens e o seu enquadramento, é o domínio das competências pedagógicas e didáticas. Resulta claro que o Professor é uma das pessoas chave na Educação; é-o na Educação Presencial e também o é na Educação a Distância.
Ao Professor, desde a institucionalização e estruturação do ensino formal até aos dias de hoje, é-lhe acometida a imprescindível função de providenciar condições para que o Aluno adquira, consolide e mobilize conhecimentos e competências curricularmente relevantes e realize aprendizagens significativas. No contexto da capacitação digital dos docentes, do uso massivo da internet, das redes de comunicação e do exponencial aumento das possibilidades de aprender colaborativamente, este trabalho apresenta-se como um contributo para refletir sobre as competências, imprescindíveis e desejáveis, do Professor na implementação da Educação a Distância. Neste sentido, é efetuada uma revisão narrativa da literatura sobre a temática, uma análise aos documentos estruturantes e à principal regulamentação portuguesa que orienta a Escolaridade Obrigatória. O conceito de competência considerado apresenta-se como uma combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes. Resulta claro que o Professor é uma das pessoas chave na Educação Presencial e também o é na Educação a Distância.