REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE ADULTOS uri icon

resumo

  • Na atualidade a educação de adultos é, muitas vezes, interpretada como uma estratégia adaptativa que permite ao educando fazer face às exigências e desafios tecnológicos provenientes do mercado de trabalho e das exigências da sociedade da informação. Esta visão estritamente tecnológica está, normalmente, associada à convicção de que educar adultos é “ensinar a fazer” ou num nível que se supõe de maior complexidade, “ensinar a resolver”. Sem desvalorizar estas capacidades ou competências importa refletir sobre outros tipos de saberes necessários ao longo de todo a vida, o que nos remete para a imperativa reflexão sobre a dimensão da educação enquanto projeto e das suas finalidades. Partindo deste pressuposto, propõe-se uma reflexão sobre algumas implicações para a ação educativa decorrentes de diferentes posicionamentos filosóficos, no sentido de contribuir para o reconhecimento da necessidade de uma fundamentação teórica crítica e reflexiva da ação no âmbito da educação de adultos.

autores

  • Bergano, S.

data de publicação

  • janeiro 1, 2019