O empreendedorismo engloba a criação de novos negócios e o desenvolvimento de
novas oportunidades de negócio nas organizações existentes.
Este trabalho tem por objetivo compreender as perceções e atitudes dos estudantes
portugueses de uma instituição pública de ensino superior sobre a criação de novos
negócios. Para o efeito, foi desenvolvido um estudo observacional, quantitativo,
transversal e descritivo, baseado numa amostra acidental de 336 alunos. Os dados foram
recolhidos em finais de 2014 e início de 2015 e, posteriormente, analisados com recurso
ao software SPSS 22.0.
Os resultados revelaram que os alunos acreditavam que o empreendedorismo contribui
para a criação e crescimento do emprego; um empreendedor é alguém que tem uma
ideia, radicalmente nova, para criar um novo negócio; e, 46% conseguiam imaginar-se a
criar o seu próprio negócio. Para os alunos da nossa amostra, a probabilidade de ser
capaz de criar um negócio bem-sucedido é, em média, 47% e a idade certa para o fazer
é de 28 anos. Cerca de 49% dos inquiridos estão interessados em criar um novo negócio
a partir de uma ideia, principalmente porque ela permite a independência pessoal.
Finalmente, a maioria dos respondentes considera que a criação de empresas seria
encorajada se a instituição de ensino disponibilizasse ideias aos estudantes dispostos a
criar novos negócios. Os alunos reconheceram a prevalência de empresários do sexo
masculino na área empresarial portuguesa. Além disso, apesar de serem muito otimistas
em relação à taxa de sobrevivência de start-ups, os alunos mostram ser pouco próativos.