Controlo reprodutivo e inseminação artificial com sémen refrigerado em ovelhas da Raça Lacaune Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • Este estudo teve como principais objectivos estudar a eficácia de um tratamento progestagénico curto e da administração de duas doses de eCG (0 UI vs. 750 UI sobre o controlo reprodutivo e da aplicação da técnica de inseminação artificial (IA) com sémen refrigerado em ovelhas da raça Lacaune. Foi ainda testada uma nova ponta para pistoletes – Dario® (FIGURA 1). Nele foram utilizadas 50 ovelhas adultas desta raça.
  • Este trabalho foi realizado com os objectivos de estudar a eficácia de um tratamento progestagénico curto e da administração de 750 Ul de eCG no controlo reprodutivo e da aplicação da técnica de inseminação artificial (IA) com sémen refrigerado em ovelhas da raça Lacaune. Foi ainda testada uma nova ponta para pistoletes - Dario . Nele foram utilizadas 50 ovelhas adultas desta raça. Todas as ovelhas foram sujeitas a um tratamento curto com FGA (5 dias). No final, metade das ovelhas formou o grupo Controlo (O Ul de eCG) e a outra metade recebeu uma injecçao intramuscular de 750 Ul de eCG. A actividade ovárica pós-tratamentos foi estudada através dos níveis plasmáticos de progesterona. A IA foi realizada 55 horas pós-término dos tratamentos progestagénicos curtos, com sémen refrigerado de duas proveniências: Empresa Ovfgén (sémen de 2 carneiros) e Escola Profissional de Agricultura e de desenvolvimento Rural de Carvalhais (l carneiro). Foram utilizados pistoletes Quicklock' e IMV~ com ponta Dario , fórceps vaginais e luzes LED. Nessa altura avaliaram-se os seguintes factores: tipo de Os cervical, cor da mucosa vaginal, grau de lubrificação, viscosidade do muco cervical, local de deposição do sémen, ocorrência de refluxo e o inseminador. A deposição do sémen foi feita o mais profunda possível (pistoletes Quicklock ). A eficácia dos tratamentos progestagénicos curtos foi muito elevada (94%), particularmente entre as ovelhas Lacaune injectadas com eCG (O Ul: 88% vs. 750 Ul: 100%). Quarenta e um dias após a IA, 88,0% das ovelhas estavam gestantes. Os factores que influenciaram significativamente a taxa de fertilidade foram a dose de eCG, o tipo de Os externo, a cor da mucosa, a lubrificação vaginal e o local de deposição do sémen no canal cervical. Por seu turno, os factores que não afectaram significativamente a taxa de fertilidade foram a proveniência do sémen refrigerado, os carneiros dadores de sémen, o tipo de bainha utilizado, o inseminador e o refluxo cervical.
  • Este trabalho foi realizado com os objectivos de estudar a eficácia de um tratamento progestagénico curto e da administração de 750 UI de eCG no controlo reprodutivo e da aplicação da técnica de inseminação artificial (IA) com sémen refrigerado em ovelhas da raça Lacaune. Foi ainda testada uma nova ponta para pistoletes - Dario. Nele foram utilizadas 50 ovelhas adultas desta raça. Todas as ovelhas foram sujeitas a um tratamento curto com FGA (5 dias). No final, metade das ovelhas formou o grupo Controlo (O UI de eCG) e a outra metade recebeu uma injecção intramuscular de 750 UI de eCG, A actividade ovárica pós-tratamentos foi estudada através dos níveis plasmáticos de progesterona. A IA foi realizada 55 horas pós-término dos tratamentos progestagénicos curtos, com sémen refrigerado de duas proveniências: Empresa Ovígén (sémen de 2 carneiros) e Escola Profissional de Agricultura e de desenvolvimento Rural de Carvalhais (1 carneiro). Foram utilizados pistoletes Quicklock· e IMV· com ponta Dario, fórceps vaginais e luzes LED. Nessa altura avaliaram-se os seguintes factores: tipo de Os cervical, cor da mucosa vaginal, grau de lubrificação, viscosidade do muco cervical, local de deposição do sémen, ocorrência de refluxo e o inseminador. A deposição do sémen foi feita o mais profunda possível (pistoletes Quicklock). A eficácia dos tratamentos progestagénicos curtos foi muito elevada (94%), particularmente entre as ovelhas Lacaune injectadas com eCG (O UI: 88% vs. 750 UI : 100%). Quarenta e um dias após a IA, 88,0% das ovelhas estavam gestantes. Os factores que influenciaram significativamente a taxa de fertilidade foram a dose de eCG, o tipo de Os externo, a cor da mucosa, a lubrificação vaginal e o local de deposição do sémen no canal cervical. Por seu turno, os factores que não afectaram significativamente a taxa de fertilidade foram a proveniência do sémen refrigerado, os carneiros dadores de sémen, o tipo de bainha utilizado, o inseminador e o refluxo cervical.

data de publicação

  • janeiro 1, 2017