Professores e alunos universitários usando metodologias ativas em contexto de ensino remoto
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Informação adicional documento
Ver Todos
Visão geral
resumo
Este artigo apresenta uma síntese dos relatos de experiências acadêmicas
vivenciadas por alunos bolsistas denominados monitores da Universidade Federal
Alagoas (UFAL). Contextualização do problema: A pandemia COVID-19 levou os
professores universitários a refletirem sobre como realizar as aulas remotamente
mesmo sem ter o devido preparo quanto ao uso das tecnologias disponíveis. Da
mesma forma os alunos, que até aquela data, só participaram de aulas presenciais,
começaram a perceber as prováveis dificuldades que sentiriam para estudarem por
meio do ensino remoto. Uma das alternativas encontradas pela UFAL, foi o uso das
metodologias ativas com apoio das Tecnologias Digitais tanto por parte dos
professores como por parte monitores que perceberam que essa opção seria viável e,
provavelmente, possibilitaria bons resultados no processo ensino-aprendizagem. A
metodologia aplicada neste trabalho foi qualitativa, tendo como base Yin (2016). Os
dados foram obtidos de relatos de experiência apresentados no III Seminário
Institucional de Monitoria realizado na UFAL em 2021