Stopit: bullying no ensino básico: um instrumento para a formação de professores
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Em tempos adversos como os que atravessamos atualmente, a educação parece ser um dos setores aos quais mais transmutações são solicitadas, nomeadamente a alteração da tipologia do ensino presencial para o ensino totalmente online, durante períodos de confinamento. As tecnologias digitais suportam este modelo através das aplicações e serviços utilizados pelos professores para a criação, disseminação, apresentação e avaliação dos conteúdos educativos sobre as unidades curriculares obrigatórias e outros temas da cidadania que tanta atenção carecem. Neste contexto, o tema do bullying foi escolhido como mote para a criação de um curso online que correspondesse às necessidades de formação sobre esta temática. O crescimento exponencial do bullying na sociedade, em particular, nos ambientes online, exige que este tipo de formação seja urgente para os professores e restantes intervenientes no processo de ensino-aprendizagem, mas também, nas mais variadas dimensões da vida dos alunos. A criação de um curso online, na tipologia de Massive Online Open Courses (MOOC), parece ser uma das formas mais dinâmicas e pertinentes para alertar, informar e prevenir o bullying, especialmente, no atual contexto pandémico em que o mundo vive. Desenvolvido o curso StopIT - bullying no ensino básico, pretende-se agora realizar um estudo de caso, com instrumentos qualitativos e quantitativos, como metodologia para o desenvolvimento da atual pesquisa. A abordagem qualitativa corresponde a uma revisão sistemática da literatura (RSL) sobre os MOOC como forma de informar e prevenir o bullying. Esta RSL incidiu num intervalo de pesquisa de 2010 a 2020 nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola. Enquanto que a abordagem quantitativa consubstancia-se na avaliação do curso MOOC através de um questionário baseado num outro da Direção- Geral da Educação (DGE) usado no curso de formação online "Bullying e Ciberbullying: Prevenir & Agir (II)", tendo em consideração as necessidades de avaliação específicas deste curso MOOC StopIT.Com suporte nesta metodologia, pretende-se responder de forma clara e objetiva às seguintes questões de investigação: De que forma este tipo de formação contribuí para a formação de professores? Que características podemos acrescentar no sentido de melhorar/inovar a estrutura dos MOOC no ensino? Conseguirá este curso contribuir para a mudança de paradigma do ensino do bullying nas escolas? Os resultados preliminares da investigação evidenciam que existe um vasto conjunto de informação sobre bullying, bem como uma oferta considerável de cursos em tipologia MOOC sobre essa temática. O problema reside na parca existência desses cursos em português e que sejam expressamente direcionados para professores do ensino básico. De um modo geral, pretende-se que o MOOC contribua para a literacia dos docentes nesta área, nomeadamente através da sua disponibilização aos professores em geral que, posteriormente, se poderão inscrever numa ação de curta duração (ACD) a promover no primeiro trimestre de 2021 e orientada para o ensino aplicado às questões sociais e à promoção dos cursos MOOC como instrumento indispensável para a formação profissional.
Em tempos adversos como os que atravessamos, a educação parece ser um dos setores aos quais mais transmutações são solicitadas. Neste contexto, escolheu-se a temática do bullying como mote para a criação de um Massive Online Open Course (MOOC) que correspondesse às necessidades de formação sobre o respetivo conteúdo. A metodologia utilizada insere-se num estudo de caso que corresponde à criação de uma Ação de Curta Duração (ACD) para a apresentação do respetivo MOOC. Esta metodologia, permitiu responder de forma objetiva às seguintes questões de investigação: De que forma este tipo de formação contribuí para a formação de professores? Que características podemos acrescentar no sentido de melhorar e inovar na estrutura dos MOOC no ensino? Conseguirá este curso contribuir para a mudança de paradigma do ensino do bullying nas escolas? Os resultados evidenciam uma clara urgência dos professores em resolver situações de bullying; na pertinência dos MOOC como estratégia de ensino e no pouco uso das tecnologias educativas
como meio de aprendizagem para as questões sociais.