Concordâncias e a construção do significado da preposição de em PLNM Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • Este artigo tem como objetivo central apresentar uma proposta de ensino-aprendizagem da preposição de, tendo em vista o desenvolvimento da competência lexical e da competência gramatical dos alunos de Português como Língua não Materna (PLNM), através da utilização de recursos tecnológicos que potenciam a aprendizagem da Língua Portuguesa por descoberta. Nesse sentido, apresentaremos o CINTIL – Corpus Internacional do Português, disponível online em http://cintil.ul.pt – como um potencial recurso didático profícuo, uma vez que a extração de concordâncias da preposição de configura uma atividade de aprendizagem que conduz os alunos à pesquisa, seleção e organização dos dados linguísticos observados no corpus, contribuindo para ampliar o capital lexical dos estudantes de PLNM. Considerando que a semanticidade ou não semanticidade da preposição de confronta os alunos com dificuldades, tanto no nível inicial da aprendizagem do PLNM como nos níveis avançados, a utilização de concordâncias no ensino da mesma pode constituir uma possibilidade de intervenção didática que, permitindo a observação e análise exaustivas, orientará os alunos na perceção das regularidades do uso real da preposição de.

data de publicação

  • janeiro 1, 2018