Durante muito tempo, acreditou-se que a manutenção de altas taxas de lucratividade e preocupação com questões sociais e ambientais fossem coisas incompatíveis nas actividades da empresa.
Hoje, os dados mostram justamente o contrário, ou seja, que investir em meio ambiente e responsabilidade social representa um grande negócio para a empresa.
A FORD realizou uma pesquisa mundial em que concluiu da preferência dos consumidores por empresas que demonstrem preocupação social. A contabilidade aplicada ao desenvolvimento sustentável assume uma dimensão macro-económica, pois procura medir o reflexo da exploração dos recursos naturais no desenvolvimento dos países.
Na última década, têm surgido bastantes trabalhos relacionados com matéria ambiental, embora não haja, ainda normas expressas de registo e divulgação de informação contabilística. O IASB (International Accounting Standard Board), em algumas das suas normas já vai fazendo algumas referências ao ambiente, mas é, manifestamente, insuficiente. Impõe-se que a contabilidade divulgue, de forma clara e inequívoca, toda a informação por forma a tornar clara a realidade da empresa.
Neste estudo, será feita uma abordagem à contabilidade, possível, do meio ambiente nas empresas. O objetivo fundamental é mostrar o que pode ser feito em termos de Balanço e Demonstração de Resultados, mas também, mostrar o poder do Anexo na divulgação daquilo que não pode ser registado, por não poder ser quantificado.