Educação e Formação em Educação de Infância: contributos da investigação para repensar as práticas
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resumo
A presente comunicação decorre de um estudo para doutoramento (2012) e centra-se na reflexão acerca das
perspetivas que informam e determinam a natureza e a qualidade da intervenção educativa e da formação profissional
em educação de infância. O enquadramento teórico assenta numa perspetiva epistemológica de matriz complexa e
sistémica que procura articular, de forma coerente, problemáticas relativas aos desafios e problemas que as condições
de incerteza e de imprevisibilidade que caracterizam a contemporaneidade colocam aos cidadãos, a natureza das
modelizações curriculares de suporte às práticas educativas em contextos de educação de infância e o perfil de
competência profissional do educador de infância. O objetivo principal do estudo consiste em aprofundar a reflexão
acerca das linhas de ação e de formação em educação de infância, com vista à construção de uma profissionalidade
comprometida com o bem-estar, a aprendizagem e o desenvolvimento dos diferentes intervenientes no processo
educativo pré-escolar, crianças e adultos.
Do ponto de vista metodológico inscreve-se numa perspetiva de natureza qualitativa e interpretativa, com características
de estudo de caso, centrado sobre os processos de formação e de intervenção dos educadores de infância do distrito
de Bragança. Integra o recurso a diferentes fontes e instrumentos de recolha, validação e análise de informação,
articulando abordagens de matriz qualitativa e quantitativa. Neste sentido, procedeu-se à inquirição por questionário de
229 educadores de infância e a 1340 pais das crianças e, por entrevista, a representantes de 6 conselhos executivos de
Agrupamentos de Escolas.
Os resultados relevam a importância de promover uma cultura profissional facilitadora de uma abordagem curricular
integradora, de matriz socio-construtivista e ecológica, que permita aos educadores criarem dinâmicas interativas
geradoras de práticas coerentemente articuladas com as famílias e orientadas para a criação de oportunidades de
aprendizagem de qualidade. No que se refere aos processos de formação dos futuros educadores de infância releva-se
a importância de promover o desenvolvimento de um perfil amplo de competência profissional, que lhes permita refletir e
agir em contextos de natureza plural, complexa e instável e assumir neles um posicionamento crítico, ajustado e
socialmente transformador. Assim, e tendo em conta as representações expressas pelos participantes, importa relevar os contributos do estudo
para ajudar a configurar um novo olhar sobre os processos de intervenção e de formação dos educadores de infância
que, tendo em atenção o papel de outros agentes educativos, valorizam, sobretudo, o cruzamento de olhares e a
cooperação dos principais responsáveis pela concretização do processo educativo pré-escolar, particularmente dos
educadores e dos pais das crianças.