A formação de professores e o ensino de ciências da natureza: o caso de um instituto politécnico no norte de Portugal uri icon

resumo

  • O presente artigo relata uma investigação levada a cabo numa instituição de ensino superior do norte de Portugal e tem como principal objetivo perceber como professores e alunos prececionam o papel do sentido crítico e da autonomia na aprendizagem das Ciências da Natureza e na forma como estas competências são promovidas através do processo de ensino aprendizagem em que se encontram envolvidos. Para alcançar este objetivo foi realizado um estudo de caso qualitativo numa instituição de formação de professores que mobilizou como técnicas de recolha de dados a observação de aulas e a entrevista semiestruturada , tendo como participantes estudantes do 1.º e do 3.º anos da licenciatura em Educação Básica (LEB), nos cursos de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico; em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico. Dos resultados da investigação salienta-se que diante das categorias e subcategorias escolhidas para investigar que algumas falas entraram em pequenos conflitos, por uma visão distinta entre professores e estudantes acerca processo de aprendizagem envolvendo seus complexos saberes. Por fim, deve ser salientado que uma pesquisa de caráter qualitativo pode constar uma participação mais íntima dos sujeitos, trazendo assim seus relatos que contribuem para uma discussão acadêmica na área de ensino, no caso da formação de professores em Ciências da Natureza.

autores

  • Morais, Lucas de Sousa
  • Bergano, S.

data de publicação

  • janeiro 1, 2018