O presente artigo relata uma investigação levada a cabo numa instituição de ensino superior do norte de
Portugal e tem como principal objetivo perceber como professores e alunos prececionam o papel do
sentido crítico e da autonomia na aprendizagem das Ciências da Natureza e na forma como estas
competências são promovidas através do processo de ensino aprendizagem em que se encontram
envolvidos. Para alcançar este objetivo foi realizado um estudo de caso qualitativo numa instituição de
formação de professores que mobilizou como técnicas de recolha de dados a observação de aulas e a
entrevista semiestruturada , tendo como participantes estudantes do 1.º e do 3.º anos da licenciatura em
Educação Básica (LEB), nos cursos de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do
Ensino Básico; em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º
Ciclo do Ensino Básico. Dos resultados da investigação salienta-se que diante das categorias e
subcategorias escolhidas para investigar que algumas falas entraram em pequenos conflitos, por uma
visão distinta entre professores e estudantes acerca processo de aprendizagem envolvendo seus
complexos saberes. Por fim, deve ser salientado que uma pesquisa de caráter qualitativo pode constar
uma participação mais íntima dos sujeitos, trazendo assim seus relatos que contribuem para uma
discussão acadêmica na área de ensino, no caso da formação de professores em Ciências da Natureza.