Nos últimos anos temos assistido a profundas transformações na sociedade, provocadas
pelos rápidos avanços ao nível das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), em
geral, e pela evolução da Internet, em particular. Estas transformações promovem uma
nova visão do conhecimento e da aprendizagem constituindo, por si só, um desafio para a
Educação. A Web 2.0 apresenta-se como uma nova forma de comunicar, publicar e
partilhar informação na Web, assente em tecnologias e ferramentas mais interactivas e
fáceis de usar, que podem ser usadas com fins pedagógicos. Neste artigo apresenta-se
uma experiência pedagógica de exploração de diversas ferramentas Web 2.0 como meio de
produção individual e colectiva do conhecimento, suportando o processo de aprendizagem,
de uma turma de 1º ano da formação inicial de professores. Os resultados obtidos
comprovam o potencial educativo destas ferramentas e o importante papel que podem ter na actividade do futuro professor. In recent years we have seen profound changes in society caused by rapid progress of
Information and Communication Technologies (ICT) in general and the Internet evolution in
particular. These changes promote a new vision of knowledge and learning, thus posing a
challenge for education. Web 2.0 is a new way to communicate, publish and share Web
information, based on more interactive and easy to use technologies and tools that can be
used for educational purposes. This article presents an educational experiment of
exploration Web 2.0 tools as means of individual and collective production of knowledge,
supporting the process of learning in a class of 1st year of a teacher training degree. The
results show the educational potential of these tools as well as the important role that activity may have on the future teacher.